Um curso em milagres

Um curso em milagres
Baixe agora Gratis UCEM

terça-feira, 13 de maio de 2014

O PAPEL DO PENSAMENTO NA CRIAÇÃO

CRIAÇÃO POR INTENÇÃO DELIBERADA - OU POR OMISSÃO 

15 de Dezembro de 1987

Da mesma forma que não há fim para a vida, o crescimento também nunca acaba. Ambos, o crescimento e a vida, são eternos. Duram para sempre. E, embora cada experiência física tenha começo e fim, O ENCERRAMENTO DE UMA EX­PERIÊNCIA DE VIDA FÍSICA INDIVIDUAL CERTAMENTE NÃO É O FIM DA VIDA, MUITO MENOS O DO CRESCIMENTO.
E como a experiência de vida é uma experiência de expansão, a vida física proporciona um tipo específico de crescimento que só é possível avaliar durante a permanência nessa dimensão. É por essa razão que cada um de vocês, na forma física, teve a intenção e o desejo de ter essa exata vivência.
Como você tomou a decisão de estar aqui, na presente forma e contexto, pretendeu entender, por intermédio dessa escolha, o Processo Criativo. Queremos dizer com isso que você - tal como qualquer outro ser em estado físico - pode deliberadamente criar o que deseja com essa experiência de vida física. Essa é sua intenção primordial enquanto viver neste plano.
E como essa intenção tem tanta importância para vocês, nós estamos interagindo, de nossa dimensão não-física. Temos de estimular seu pensamento e compreensão, bem como li aplicação do PROCESSO CRIATIVO DELIBERADO.
COMEÇAREMOS EXPLICANDO QUE VOCÊ É QUEM CRIA TUDO O QUE ACONTECE NA SUA VIDA. A CRIAÇÃO DO QUE ESTÁ EM SUA VIVÊNCIA TEM A VER COM VOCÊ.
Exatamente porque você está agora, especificamente, voltado para essa experiência de vida física, vamos falar a respeito do PROCESSO CRIATIVO que se aplica - e como - a essa circunstância.
O PAPEL DO PENSAMENTO NA CRIAÇÃO
Você cria sua experiência de vida física por meio de seus pensamentos. Literalmente, cada pensamento seu gera determinada criação.
Seus pensamentos, ao considerar seus anseios, movimentam a criação e o cumprimento de tudo o que você deseja. Do mesmo modo, seus pensamentos, ao considerar aquilo que você não quer, movimentam a criação e o cumprimento de tudo o que você NÃO quer. O princípio é o mesmo
Observe com atenção se seus pensamentos caminham em direção ao que você quer ou ao que você não quer - na direção do que o excita e o agrada ou na que lhe desperta medo e desagrado. TODO PENSAMENTO TEM PODER CRIATIVO.
Se você analisar sua experiência de vida a partir desse novo ponto de vista, reconhecerá, imediatamente, como é o que vivenciou ou vivencia, ou seja, o que você trouxe para sua experiência de vida, pensamento por pensamento.
Cada pensamento tem poder e todos brotam da sua mente, mesmo sem a presença de emoção significativa. Assim, a manifestação será concreta. Mas eles não são iguais no que se refere à habilidade criativa ou a velocidade com que algo desejado (ou não) se transforma em realidade. Há um fator diferencial importante.
Os pensamentos que você vivencia com grande emoção são os mais poderosos: sejam positivos (na direção do que você deseja) e carregados de emoção positiva, sejam negativos (na direção do que você não deseja), portanto, cheios de emoção negativa. A força da emoção presente interfere na rapidez com que aquilo vai se concretizar.
Para resumir esse segmento do Processo Criativo: entenda que todo e qualquer pensamento cria, e quanto mais emoção estiver presente, mais rápida será a concretizarão do que foi idealizado.
Quando você entender inteiramente o que acabou de ler, ficará muito claro o que você atrai para sua vida. Nada melhor do que olhar para seu passado e lembrar o que criou para reconhecer, sem nenhuma exceção, que tudo teve origem nos seus pensamentos.
Quando você está deliberadamente decidindo que quer alguma coisa e tem absoluta consciência disso, a criação ocorre em sua plena forma, mas quando você pensa no que não quer e permanece concentrado nisso, também cria, embora seja por omissão - no sentido exatamente oposto ao que realmente pretende ter.
Uma das razões que amplia nosso entusiasmo ao escrever este livro, de nossa ampla perspectiva, é observarmos que muitos dos seres que vivem fisicamente no planeta Terra agora estão criando por omissão, em vez de fazê-lo por intenção consciente e deliberada. É nosso desejo estimular seus pensamentos, ao ler nossa mensagem, para que você tenha completo entendimento de como ocorre a criação. E quando entender bem isso, que a criação depende de você, terá mais possibilidade de controlar efetivamente sua vida.
VAMOS DEFINIR A LEI DA CRIAÇÃO EM TERMOS BEM SIMPLES: DESEJE E CONSIGA –
É EXATAMENTE ISSO! (Talvez um termo melhor do que "querer" seja "ter a intenção de", porque nessa expressão está implícita, além do querer, a expectativa de receber. "Intenção" é uma palavra mais abrangente.)

Assim, vamos redefinir a LEI DA CRIAÇÃO: MANIFESTE A INTENÇÃO E CONSIGA - É EXATAMENTE ISSO! Enquanto observamos sua participação em sua vida física, estamos alertas para o fato de que, na equação, a parte do CONSEGUIR é que normalmente está fora de equilíbrio para muitas pessoas. Sim, porque muita gente tem uma imensa lista de desejos não obtidos, e, ao mesmo tempo, resta sempre um espaço para tornar claro o que exatamente tem a intenção de obter. Quanto mais pessoas começarem a definir com transparência o que desejam, mais criação deliberada ocorrerá e, como resultado, mais alegria e satisfação.
O CONTENTAMENTO DERIVA DA INTENÇÃO - E, ENTÃO, OCORRE O "CONSEGUIR”, O “RECEBER”
Muitos seres físicos, quando colocam a criação em movimento, eliminam a possibilidade de obter o desejo no mesmo momento em que ele é gerado.
Por exemplo: "Eu quero um carro novo vermelho, mas é muito caro." Veja, você manifestou o desejo de ter o carro vermelho. É simples, é claro, é objetivo. Mas, na mesma inspiração, acabou com a possibilidade de receber o que quer, ao afirmar que isso é caro demais. E muito do que você poderia criar é justamente invalidado dessa exata maneira.
A definição "Eu quero um carro novo vermelho" é a metade de uma equação necessária para a criação - essa é a parte do desejo ou da Intenção fundamental. Mas a equação deve ser completada. "É muito caro", por sua vez, sufoca imediatamente a permissão de acesso ao desejo. Então, reconheça que você só tem de dizer "Eu quero um carro novo vermelho" sem acrescentar sua contra-reação, sua contra criação, sua destrutiva criação, sua anti criação ou sua não criação.
OFEREÇA APENAS OS PENSAMENTOS E AS PALAVRAS QUE VÃO NA DIREÇÃO DO QUE VOCÊ QUER. 16 DE DEZEMBRO DE 1987
Embora neste momento vocês sejam seres físicos, e nós não, nossas experiências de vida não são tão diferentes do que possam imaginar. Existem LEIS ,aplicáveis às nossas experiências não-físicas, da mesma forma que há as que regem as físicas.
É bem verdade que há muitos acordos terrenos de que você participa e dos quais não participamos – AS LEIS DO UNIVERSO PERMANECEM CONSTANTES, NÃO IMPORTA A QUE DIREÇÃO VOCÊ PERTENÇA. A Lei da Criação é uma dessas leis.
Talvez o aspecto mais interessante sobre uma lei é que ela EXISTE, não importa que você a reconheça ou não. Em outras palavras, ela afeta você, mesmo que você ignore esse fato.
A RESPONSABILIDADE INTRANSFERÍVEL
VOCÊ COLOCA A CRIAÇÃO EM MOVIMENTO POR MEIO DE SEUS PENSAMENTOS, ENTENDA OU NÃO DO QUE SE TRATA. Por isso estamos escrevendo este livro. Queremos que você entenda A Lei da Criação, que você possa aplicá-la deliberadamente em sua atual experiência de vida física - mesmo que seja "acidentalmente" ou por omissão, por causa de sua falta de conhecimento, o que leva você a tornar realidade justamente o oposto do que quer.
Então, afinal, o que é "criar por omissão"?
É fazer fluir a criação de algo que você de fato não quer, simplesmente ao dar atenção a isso ou voltar seus pensamentos para essa direção equivocada. Muito do que você vivencia cai direto nessa categoria, não é mesmo? A reação usual de quem ouve pela primeira vez que é criador de sua experiência de vida - e tudo o que experimenta, sem exceção, é por sua própria atitude - é: "Como pode ser isso? Eu não criaria essa coisa que eu não desejo."
Estamos de acordo com o fato de que você não criaria de modo deliberado o que não deseja, mas acredite, você realmente cria o que não quer. Em toda a extensão desta aparente contradição. NA VERDADE, NÃO HÁ OUTRA PESSOA QUE POSSA CRIAR A SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA. SOMENTE VOCÊ, MAIS NINGUÉM.
Não é possível criar experiência de vida para outra pessoa. Você não pode criar experiências para outros, nem vice-versa. Assim, tudo o que você vivencia é por meio de suas próprias mãos - ou, dito de maneira mais apropriada, com seu próprio pensamento criativo.
Como você está participando desta experiência de vida física, vista com sua própria percepção física, pode ser realmente difícil entender que sua criação não ocorre fora do mundo físico. Você acredita que tudo o que acontece vem a você enquanto você perambula no mundo físico, mas sua criação ocorre, sem exceção, por meio do Trabalho Criativo. E você é a única pessoa que existe nessa esfera, a menos que permita isso a outra pessoa (por deliberação ou convite, ambos de sua iniciativa, não dela), a partir de seus pensamentos.
Certamente, agora mesmo, você pode ter chegado à conclusão de que está criando por meio de seu pensamento, e é de extrema importância que possa controlá-lo, porque assim poder, colocar em movimento a criação daquilo que quiser e escolher. Nas próximas páginas há alguns exercícios que o auxiliarão ajudar você nesse sentido.
O SENTIMENTO NA EQUAÇÃO
QUANTO MAIS INTENSA FOR A EMOÇÃO INTERIOR ENQUANTO VOCÊ MANIFESTA SEU DESEJO, MAIS DEPRESSA VOCÊ O RECEBERÁ.
Assegure-se de que você esteja sempre pensando na direção do que deseja -, não na direção do que não deseja. Na direção de receber aquilo - não na direção do medo de que talvez não receba. Na direção da expectativa feliz, positiva - não na direção de que ,aquilo ainda não chegou, está demorando ou não virá mesmo. Tenha certeza de que pensa positivamente. Sim, conseguirá. Sim, virá.
Então continue esse processo com as outras duas ou três folhas de papel, colocando cada criação em movimento por meio desse processo.
E agora, uma vez terminado seu trabalho criativo a respeito desses tópicos, você só tem de pensar positivamente - ou na direção do seu desejo. Não permita que surjam pensamentos negativos a respeito desses tópicos - ou na direção do que você não deseja. Se ousarem aparecer, afaste-os, sem concentrar atenção neles. Acredite que conseguirá. E se você realmente fizer esse exercício, você receberá o que quiser.
16 DE DEZEMBRO DE 1987
Não é necessário que você reduza seus pensamentos àquelas três ou quatro intenções que listou previamente no seu exercício para a criação deliberada, porque há uma série de outras coisas que você deseja nesta experiência física da qual participa.
Quando você está com a consciência concentrada em objetivos à mão, você não necessariamente está deixando de, criar algo já colocado em movimento.
MUITO DA NÃO –CRIAÇÃO ACONTECE QUANDO SUA MENTE ESTÁ VAGANDO, DURANTE ATIVIDADES QUE NÃO REQUEREM CONCENTRAÇÃO CONSCIENTE, COMO DIRIGIR UM AUTOMÓVEL OU TOMAR BANHO. DE QUALQUER MANEIRA, É IMPORTANTE QUE VOCÊ ESTEJA SEMPRE COM O FOCO AJUSTADO, PORQUE SEU MARAVILHOSO MECANISMO DE PENSAMENTO CONSCIENTE NÃO GOSTA DE FICAR À TOA.
Se você não tem deliberadamente algo em que pensar ou em que se concentrar, isso pode estimular a presença de pensamentos, palavras ou ações que se impõem a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário