Um curso em milagres

Um curso em milagres
Baixe agora Gratis UCEM

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Neville Goddard em Português- CAPITULO 7

O PODER DA O PODER DA CONSCIÊNCIA - CAPITULO 7

ATITUDE

EXPERIÊNCIAS RECENTEMENTE conduzidas por Merle Lawrence (Princeton) e Adelbert Ames (Dartmouth) no laboratório de psicologia deste último em Hanover, NH, provam que o que você vê quando você olha para algo não depende tanto do que está lá quanto da assunção que você faz quando você olha.

Como o que acreditamos ser o mundo físico "real" é apenas um mundo "assumido", não é de estranhar que essas experiências provem que o que parece ser uma realidade sólida é na verdade o resultado de "expectativas" ou "assunções".

Suas assunções determinam não só o que você vê, mas também o que você faz, pois eles governam todos os seus movimentos conscientes e subconscientes em direção ao cumprimento de si mesmos.

Mais de um século atrás, esta verdade foi afirmada por Emerson como segue:

"Tão plástico e fluido como o mundo nas mãos de Deus, tão plástico e fluido será sempre em resposta a tantos dos seus atributos divinos que trazermos a ele. Para a ignorância e o pecado, é pedra. Estes tem que se adaptar a ele como puderem, mas na medida em que um homem tem em si algo de divino, o firmamento vai fluir para ele e tomar o seu selo e forma ".

Sua assunção é a mão de Deus moldando o firmamento na imagem daquilo que você assume.

A assunção do desejo cumprida é a maré alta que o eleva facilmente fora da barra dos sentidos onde você leva tanto tempo encalhado.

Ele levanta a mente em profecia no pleno sentido correto da palavra; e se você tem essa imaginação controlada e atenção concentrada que é possível alcançar, pode ter certeza que tudo o que sua assunção implica virá a passar.

Quando William Blake escreveu: "O que parece ser, é, para aqueles a quem parece ser" , ele estava apenas repetindo a verdade eterna:

Não há nada impuro por si mesmo; 
Mas para aquele que julga ser impuro, 
para ele é imundo. 
Romanos 14:14

Porque não há nada impuro em si mesmo (ou limpo em si mesmo), você deve assumir o melhor e pensar apenas naquilo que é "amável e de boa fama" [Filipenses 4: 8].

Não é uma percepção superior, mas ignorância desta lei de assunção, se você lê na grandeza dos homens alguma pequenez com que você pode estar familiar - ou em alguma situação ou circunstância uma convicção desfavorável. Sua relação particular com outra situação, influencia sua assunção com respeito a essa outra, e faz você ver nele o que você vê. Se você pode mudar sua opinião sobre o outro, então o que você agora acredita dele não pode ser absolutamente verdadeiro, mas é apenas relativamente verdadeiro. O seguinte é um caso real ilustrando como a lei da assunção funciona:

Um dia, uma figurinista me descreveu suas dificuldades em trabalhar com um proeminente produtor teatral. Ela estava convencida de que ele injustamente criticava e rejeitava seu melhor trabalho e que muitas vezes ele era deliberadamente rude e injusto com ela.

Ao ouvir sua história, eu expliquei que se ela achasse a outra rude e injusta, era um sinal seguro do que ela mesma estava querendo e que não era a produtora, mas ela mesma que precisava de uma nova atitude.

Eu disse a ela que o poder desta lei de assunção e sua aplicação prática só poderia ser descoberta através da experiência, e que só assumindo que a situação já era o que ela queria provaria que ela poderia trazer a mudança desejada.

Seu empregador estava meramente dando testemunho, dizendo a ela por seu comportamento o que era o seu conceito dele.

Sugeri que era muito provável que ela estivesse mantendo conversas com ele em sua mente que estavam cheias de críticas e recriminações.

Não havia dúvida de que ela estava mentalmente discutindo com o produtor, pois outros apenas ecoam o que lhes sussurramos em segredo.

Perguntei-lhe se não era verdade que ela falasse com ele mentalmente, e, em caso afirmativo, como eram aquelas conversas.

Ela confessou que todas as manhãs no caminho para o teatro ela lhe disse exatamente o que ela pensava dele de uma forma que nunca teria ousado falar com ele pessoalmente. A intensidade e força de seus argumentos mentais com ele automaticamente estabeleceram seu comportamento para com ela.

Ela começou a perceber que todos nós continuamos conversas mentais, mas, infelizmente, na maioria das vezes, essas conversas são argumentativas... que só temos de observar o transeunte na rua para provar essa afirmação ... que tantas pessoas estão mentalmente absorvidas em conversas e poucos parecem estar felizes com isso, mas a própria intensidade de seu sentimento deve levá-los rapidamente para o incidente desagradável que eles próprios criaram mentalmente e, portanto, deve agora encontrar.

Quando ela percebeu o que estava fazendo, concordou em mudar sua atitude e viver fielmente essa lei, assumindo que seu trabalho era altamente satisfatório e sua relação com o produtor era muito feliz. Para fazer isso, ela concordou que, antes de ir dormir à noite, em seu caminho para o trabalho, e em outros intervalos durante o dia, ela imaginaria que ele tinha felicitado ela em seus finos desenhos e que ela, por sua vez, agradeceu ele por seus elogios e bondade.

Para seu grande prazer, logo descobriu por si mesma que sua própria atitude era a causa de tudo o que acontecia com ela.

O comportamento de seu empregador milagrosamente inverteu-se. Sua atitude, ecoando como sempre tinha feito, o que ela tinha assumido, agora refletia seu conceito mudado dele.

O que ela fez foi pelo poder de sua imaginação.

Sua assunção persistente influenciou seu comportamento e determinou sua atitude para com ela.
Com o passaporte do desejo nas asas de uma imaginação controlada, ela viajou para o futuro de sua própria experiência predeterminada.

Assim vemos que não são fatos, mas o que criamos em nossa imaginação, que molda nossas vidas, para a maioria dos conflitos do dia são devidos à falta de um pouco de imaginação para lançar o raio fora do nosso próprio olho.

É o exato e o de mente literal que vivem em um mundo fictício.

Como esta designer, por sua imaginação controlada, começou a mudança sutil na mente do seu empregador, assim nós podemos, pelo controle de nossa própria imaginação e sentimento sabiamente dirigido, resolver nossos problemas.

Pela intensidade de sua imaginação e sentimento, a designer lançou uma espécie de encantamento na mente de seu produtor e fez com que ele pensasse que seu generoso elogio se originou com ele.

Muitas vezes, nossos pensamentos mais elaborados e originais são determinados por outro.

"Nunca devemos ter a certeza de que não foi uma mulher que pisou no lagar quem começou aquela sutil mudança na mente dos homens, ou que a paixão não começou na mente de algum pastor, iluminando seus olhos por um momento antes de correr ao seu caminho. " (William Butler Yeats)

Neville Goddard em Português - CAPITULO 5

O PODER DA CONSCIÊNCIA - CAPITULO 5

A VERDADE QUE TE LIBERTA

O DRAMA da vida é  psicológico, no qual todas as condições, circunstâncias e eventos de sua vida são trazidos para passar pelas suas assunções.

Uma vez que sua vida é determinada pelas suas assunções, você é forçado a reconhecer o fato de que você é um escravo de suas assunções ou seu mestre.

Se tornar o mestre de suas assunções é a inesperada chave de liberdade e felicidade.

Você pode alcançar este domínio por deliberado controle consciente de sua imaginação. Você determina suas assunções desta maneira: Forme uma imagem mental, uma imagem do estado desejado, da pessoa que você quer ser. Concentre sua atenção no sentimento de que você já é essa pessoa. Primeiro, visualize a imagem em sua consciência. Então sinta-se estar nesse estado como se realmente formasse seu mundo circundante. Pela sua imaginação aquilo que era uma mera imagem mental é transformado em uma realidade aparentemente sólida.

O grande segredo é uma imaginação controlada e uma atenção bem sustentada firme e repetidamente focalizada no objeto a ser realizado. Nunca é demais enfatizar que, ao criar um ideal dentro de sua esfera mental, assumindo que você já é esse ideal, você se identifica com ele e assim se transforma em sua imagem [pensando DESDE o ideal em vez de pensar NO ideal. Todo estado já está lá como "meras possibilidades", enquanto pensarmos EM ele, mas como poderosamente real quando pensamos DESDE ele].

Isso foi chamado pelos antigos professores "Sujeição à vontade de Deus" ou "Descansar no Senhor", e o único teste verdadeiro de "Descansar no Senhor" é que todos os que descansam são inevitavelmente transformados na imagem daquilo em que eles descansam [pensar a partir do desejo realizado].

Você se torna de acordo com sua vontade "resignada", e sua vontade resignada é o seu conceito de si mesmo e tudo o que você consente e aceite como verdade.

Você, assumindo o sentimento do seu desejo cumprido e continuando nisso, toma sobre si mesmo os resultados desse estado; não assumindo o sentimento do seu desejo cumprido, você está sempre desligado dos resultados.

Quando você compreende a função redentora da imaginação, segura em suas mãos a chave para a solução de todos os seus problemas.

Cada fase de sua vida é feita pelo exercício de sua imaginação. Determinada imaginação, sozinha, é o meio de seu progresso, do cumprimento de seus sonhos. É o começo e o fim de toda a criação.

O grande segredo é uma imaginação controlada e uma atenção bem-sustentada focada firme e repetidamente no sentimento do desejo cumprido até que preencha a mente e mantenha fora todas as outras idéias inconsistentes.

Que maiores dons poderiam ser dados a você do que ser dito "a Verdade os fará livres" [ João 8:32]?

A Verdade que te liberta é que você pode experimentar na imaginação o que você deseja experimentar na realidade e, ao manter esta experiência na imaginação, seu desejo se tornará uma realidade.

Você está limitado apenas pela sua imaginação descontrolada e falta de atenção ao sentimento de seu desejo cumprido.
Quando a imaginação não é controlada e a atenção não estabilizada no sentimento do desejo cumprido, então nenhuma quantidade de oração, piedade ou invocação produzirá o efeito desejado.

Quando você pode chamar à vontade qualquer imagem que quiser, quando as formas de sua imaginação são tão vívidas para você como as formas da natureza, você é o mestre de seu destino. [Você deve parar de gastar seus pensamentos, seu tempo e seu dinheiro. Tudo na vida deve ser um investimento.]

Visões de beleza e esplendor, 
Formas de uma raça há muito perdida,
Sons e faces e vozes,
Da quarta dimensão do espaço -
E através do universo sem limites,
Nossos pensamentos calçam  relâmpagos -
Alguns chamam de imaginação,
E outros chamam isso de Deus.
[Dr. George W. Carey, "O Novo Nome"]

Neville Goddard em Português-CAPITULO 4

O PODER DA CONSCIÊNCIA - CAPITULO 4

DESEJO
As mudanças que ocorrem em sua vida como resultado de seu conceito mudado de si mesmo sempre aparecem aos não-iluminados como sendo o resultado, não de uma mudança de sua consciência, mas do acaso, causa externa ou coincidência.

No entanto, o único destino que governa a sua vida é o destino determinado por seus próprios conceitos, suas próprias assunções; Pois uma assunção, embora falsa, se persistir nela, vai solidificar em fatos.

O ideal que você procura e espera alcançar não se manifestará, não será realizado por você até que você tenha imaginado que você já é esse ideal.

Não há escapatória para você exceto por uma transformação psicológica radical de si mesmo, exceto pela sua assunção do sentimento de seu desejo cumprido.

Portanto, faça resultar ou cumprir o teste crucial de sua capacidade de usar sua imaginação.

Tudo depende da sua atitude em relação a si mesmo.

Aquilo que você não afirmará como verdadeiro de si mesmo nunca poderá ser realizado por você, pois só essa atitude é a condição necessária pela qual você realiza seu objetivo.

Toda transformação se baseia na sugestão, e isso só pode funcionar quando você se coloca completamente aberto a uma influência. Você deve abandonar-se a seu ideal como uma mulher abandona-se ao amor, pois o abandono total de si a ele é a maneira de união com seu ideal.

Você deve assumir o sentimento do desejo cumprido até que sua suposição tenha toda a vivacidade sensorial da realidade.

Você deve imaginar que você já está experimentando o que deseja. Ou seja, deve assumir o sentimento do cumprimento de seu desejo até que esteja possuído por ele e este sentimento multiplique todas as outras idéias fora de sua consciência.

O homem que não está preparado para o mergulho consciente na assunção do desejo cumprido na fé de que é o único caminho para a realização de seu sonho ainda não está pronto para viver conscientemente pela lei da assunção, embora não haja dúvida que ele vive pela lei da assunção inconscientemente.

Mas para vocês, que aceitam esse princípio e estão prontos para viver assumindo conscientemente que seu desejo já está cumprido, começa a aventura da vida.

Para alcançar um nível mais elevado de ser, você deve assumir um conceito mais elevado de si mesmo.

Se você não se imagina como diferente do que você é, então você permanece como você é, porque "se você não acredita que eu sou Ele, você morrerá em seus pecados." [João 8:24]

Se você não acredita que você é Ele (a pessoa que você quer ser), então você permanece como você é.

Através do fiel cultivo sistemático do sentimento do desejo cumprido, o desejo torna-se a promessa de sua própria realização.

A suposição do sentimento do desejo cumprido torna o sonho futuro um fato presente.

Neville Goddard em Português- CAPITULO 3

O PODER DA CONSCIÊNCIA - CAPITULO 3

PODER DE ASSUNÇÃO

A ilusão do homem é sua convicção de que existem outras causas além do seu próprio estado de consciência.

Tudo o que acontece a um homem - tudo o que é feito por ele, tudo o que vem dele - acontece como resultado de seu estado de consciência.

A consciência de um homem é tudo o que ele pensa, deseja e ama, tudo o que ele acredita ser verdade e consente. É por isso que uma mudança de consciência é necessária antes que você possa mudar seu mundo exterior.

A chuva cai como resultado de uma mudança na temperatura nas regiões mais altas da atmosfera, assim, da mesma maneira, uma mudança de circunstância acontece como resultado de uma mudança em seu estado de consciência.

Transforme-se pela renovação de sua mente. [Romanos 12: 2]

Para ser transformado, toda a base de seus pensamentos deve mudar. Mas seus pensamentos não podem mudar a menos que você tenha novas idéias, pois você pensa desde suas idéias.

Toda transformação começa com um intenso e ardente desejo de ser transformado.

O primeiro passo na "renovação da mente" é o desejo.

Você deve querer ser diferente [e pretender ser] antes de começar a mudar a si mesmo.

Então você deve fazer seu futuro sonho um fato presente. Você faz isso assumindo o sentimento do seu desejo cumprido. Ao desejar ser diferente do que você é, você pode criar um ideal da pessoa que você quer ser e assumir que você já é essa pessoa. Se essa suposição é persistida até que ela se torne seu sentimento dominante, a realização de seu ideal é inevitável.

O ideal que você espera alcançar está sempre pronto para uma encarnação, mas a menos que você mesmo o ofereça parentesco humano, é incapaz de nascer.

Portanto, sua atitude deve ser aquela em que ter desejado expressar um estado superior - você só aceitar a tarefa de encarnar esse novo e maior valor de si mesmo.

Ao dar à luz o seu ideal, você deve ter em mente que os métodos de conhecimento mental e espiritual são completamente diferentes.

Este é um ponto que é verdadeiramente entendido por provavelmente não mais do que uma pessoa em um milhão.

Você conhece uma coisa mentalmente olhando para ela de fora, comparando-a com outras coisas, analisando-a e definindo-a [pensando nela]; Enquanto que você pode conhecer uma coisa espiritualmente apenas tornando-se ela [apenas pensando dela].

Você deve ser a coisa em si e não apenas falar sobre isso ou olhar para ela.

Você deve ser como a mariposa em busca de seu ídolo, a chama, que estimulou com verdadeiro desejo, mergulhando de uma vez no fogo sagrado, dobrou suas asas dentro, até que ele se tornou uma cor e uma substância com a chama.

Ele só conhecia a chama que nele queimava,
E só ele podia dizer quem nunca o contará na volta.  
["Bird Parliament", de Farid ud-Din Attar, tr. Por Edward FitzGerald (1889), apud William Ralph Inge, "Fé: Religião Pessoal e a Vida de Devoção"]

Assim como a mariposa em seu desejo de conhecer a chama estava disposta a se destruir, então você deve se tornar uma nova pessoa e estar disposto a morrer para o seu Eu presente.

Você deve estar consciente de estar saudável se você quiser saber o que é a saúde. Você deve estar consciente de estar seguro se você quiser saber o que é a segurança.

Portanto, para encarnar um valor novo e maior de si mesmo, você deve assumir que você já é o que você quer ser e então viver pela fé nesta suposição - que ainda não está encarnada no corpo de sua vida - em confiança que este novo valor ou estado de consciência se encarnará através de sua fidelidade absoluta à suposição de que você é o que você deseja ser.

Isto é o que significa totalidade, o que significa integridade. Significam a submissão de todo o Eu ao sentimento do desejo realizado na certeza de que esse novo estado de consciência é a renovação da mente que transforma.

Não há ordem na natureza correspondente a essa submissão voluntária do Eu ao ideal além do Eu.

Portanto, é o auge da loucura esperar que a encarnação de um novo e maior conceito de eu venha pelo processo evolutivo natural.

O que requer um estado de consciência para produzir seu efeito obviamente não pode ser efetuado sem tal estado de consciência, e em sua capacidade de assumir o sentimento de uma vida maior, de assumir um novo conceito de si mesmo, você possui o que o resto da natureza não possui - imaginação - o instrumento pelo qual você cria seu mundo.
Sua imaginação é o instrumento, o meio pelo qual sua redenção da escravidão, doença e pobreza é efetuada.

Se você se recusa a assumir a responsabilidade da encarnação de um conceito novo e mais elevado de si mesmo, então rejeita os meios, o único meio pelo qual sua redenção - isto é, a realização do seu ideal - pode ser efetuada.

A imaginação é o único poder redentor no universo.

No entanto, sua natureza é tal que é opcional para você se você permanecer no seu conceito atual de si mesmo (um ser faminto ansiando por liberdade, saúde e segurança) ou escolher tornar-se o instrumento de sua própria redenção, imaginando-se como aquele que você quer ser, e assim satisfazer sua fome e redimir-se.

Ó, seja forte então, e corajoso, 
Puro, paciente e verdadeiro; 
O trabalho que é seu não 
Outra mão. 
Para a força para toda a necessidade é 
Fielmente dado 
Da fonte dentro de você - 
O Reino dos Céus.

CONSCIÊNCIA - CAPITULO 2 Neville Goddard em Português

O PODER DA CONSCIÊNCIA - CAPITULO 2

CONSCIÊNCIA

É apenas por uma mudança de consciência, mudando realmente o seu conceito de si mesmo, que você pode "construir mansões mais imponentes" - as manifestações de conceitos superiores e superiores.

(Por manifestar-se significa experimentar os resultados desses conceitos em seu mundo.)

É de vital importância entender claramente o que é a consciência.

A razão reside no fato de que a consciência é a única realidade, é a primeira e única causa-substância dos fenômenos da vida.

Nada tem existência para o homem, senão pela consciência que tem dele.

Portanto, é à consciência que você deve virar, pois é o único fundamento sobre o qual os fenômenos da vida podem ser explicados.

Se aceitarmos a idéia de uma primeira causa, seguir-se-ia que a evolução dessa causa nunca poderia resultar em algo estranho a si mesmo. Ou seja, se a primeira causa-substância for a luz, todas as suas evoluções, frutos e manifestações permaneceriam luz.

A primeira causa-substância que é consciência, todas as suas evoluções, frutos e fenômenos deve permanecer consciência.

Tudo o que poderia ser observado seria uma forma maior ou menor ou variação da mesma coisa. Em outras palavras, se sua consciência é a única realidade, ela também deve ser a única substância.

Conseqüentemente, o que lhe parece como circunstâncias, condições e até mesmo objetos materiais é realmente apenas o produto de sua própria consciência.

A natureza, então, como uma coisa ou um complexo de coisas externas à sua mente, deve ser rejeitada.

Você e seu ambiente não podem ser considerados como existentes separadamente. Você e seu mundo são um.

Portanto, você deve se voltar da aparência objetiva das coisas para o centro subjetivo das coisas, sua consciência, se você realmente deseja conhecer a causa dos fenômenos da vida e como usar esse conhecimento para realizar seus mais caros sonhos.

No meio das aparentes contradições, antagonismos e contrastes de sua vida, há apenas um princípio em ação, somente sua consciência operando.

A diferença não consiste em variedade de substância, mas em variedade de disposição da mesma causa-substância, sua consciência.

O mundo se move com uma necessidade sem motivação. Com isso quer dizer que ele não tem nenhum motivo próprio, mas está sob a necessidade de manifestar seu conceito, o arranjo de sua mente, e sua mente está sempre disposta à imagem de tudo o que você acredita e consente como verdadeira.

O homem rico, o pobre, o mendigo ou o ladrão não são mentes diferentes, mas arranjos diferentes da mesma mente, no mesmo sentido que um pedaço de aço, quando magnetizado, difere não substancialmente de seu estado desmagnetizado, mas no arranjo e ordem de suas moléculas. Um único elétron que gira em uma órbita especificada constitui a unidade de magnetismo. Quando um pedaço de aço ou qualquer outra coisa é desmagnetizado, os elétrons giratórios não pararam. Portanto, o magnetismo não desapareceu. Existe apenas um rearranjo das partículas, de modo que elas não produzem nenhum efeito exterior ou perceptível. Quando as partículas são arranjadas aleatoriamente, misturadas em todas as direções, a substância é dita ser desmagnetizada; mas quando as partículas são empacotadas em fileiras de modo que um número de eles enfrentam em uma direção, a substância é um ímã. O magnetismo não é gerado; ele é exibido.

Saúde, riqueza, beleza e gênio não são criados; eles só são manifestadas pelo arranjo de sua mente - isto é, pelo seu conceito de si mesmo [e seu conceito de si mesmo é tudo o que você aceita e consente como verdadeiro. O que você consente, só pode ser descoberto por uma observação acrítica de suas reações à vida. Suas reações revelam onde você vive psicologicamente; E onde você mora psicologicamente determina como você vive aqui no mundo exterior visível].
A importância disso em sua vida diária deve ser imediatamente aparente.
A natureza básica da causa primal é a consciência.

Portanto, a substância final de todas as coisas é a consciência.

O PODER DA CONSCIÊNCIA - CAPITULO 1. Neville Goddard em Português

O PODER DA CONSCIÊNCIA - CAPITULO 1

Deixe o espelho e mude de rosto. Deixe o mundo sozinho e mude suas concepções de si mesmo.

EU SOU

Todas as coisas, quando são admitidas, são manifestadas pela luz, pois tudo o que é manifestado é luz. Efésios 5:13

A LUZ é consciência. A consciência é uma, manifestando-se em legiões de formas ou níveis de consciência.

Não há ninguém que não seja tudo o que existe, pois a consciência, embora expressa em uma série infinita de níveis, não é divisional. Não há separação real ou lacuna na consciência. EU SOU não pode ser dividido. Posso me conceber como um homem rico, um pobre homem, um mendigo ou um ladrão, mas o centro do meu ser permanece o mesmo, independentemente do conceito que eu tenho de mim. No centro da manifestação, há somente um EU SOU manifestando-se em legiões de formas ou conceitos de si mesmo e "Eu sou o que sou".

EU SOU é a auto-definição do absoluto, o fundamento sobre o qual tudo repousa. EU SOU é a primeira causa-substância. EU SOU é a auto-definição de Deus.

EU SOU me enviou a vós. [Êxodo 3:14]

SOU O QUE SOU. [Êxodo 3:14]

Fiquem quietos e saibam que EU SOU Deus. [Salmo 46:10]

EU SOU é um sentimento de consciência permanente. O próprio centro da consciência é o sentimento de EU SOU. Posso esquecer quem sou, onde estou, o que sou, mas não posso esquecer que EU SOU. A consciência de ser permanece, independentemente do grau de esquecimento de quem, onde e o que eu sou.

EU SOU é aquele que, em meio a formas não numeradas, é sempre o mesmo.

Esta grande descoberta da causa revela que, bom ou mau, o homem é realmente o árbitro de seu próprio destino, e que é seu conceito de si mesmo que determina o mundo em que vive [e seu conceito de si mesmo é suas reações à vida] . Em outras palavras, se você está com problemas de saúde, conhecendo a verdade sobre a causa, não pode atribuir a doença a outra coisa senão ao arranjo particular da substância-causa básica, um arranjo que foi produzido por suas reações à vida e ] É definido pelo seu conceito "Estou indisposto". É por isso que você é informado: "Diga o fraco: 'Eu sou forte'" (Joel 3:10), pois por sua suposição, a causa-substância - EU SOU - é reorganizada e deve, portanto, manifestar o que o rearranjo afirma. Este princípio governa todos os aspectos de sua vida, seja ela social, financeira, intelectual ou espiritual.

EU SOU é aquela realidade à qual, aconteça o que acontecer, devemos nos voltar para uma explicação dos fenômenos da vida. É o conceito que EU SOU tem de si mesmo que determina a forma e o cenário de sua existência.

Tudo depende de sua atitude em relação a si mesmo; o que não afirmará como verdadeiro de si mesmo não pode despertar em seu mundo.

Ou seja, o seu conceito de si mesmo, como "Eu sou forte", "Eu sou seguro", "Eu sou amado", determina o mundo em que você vive. Em outras palavras, quando você diz: "Eu sou um homem, eu sou um pai, eu sou um americano", você não está definindo diferentes EU SOU; você está definindo diferentes conceitos ou arranjos da causa-substância - o EU SOU.

Mesmo nos fenômenos da natureza, se a árvore estivesse articulada, diria: "Eu sou uma árvore, uma macieira, uma árvore frutífera".

Quando você sabe que a consciência é a única e única realidade - conceber-se para ser algo bom, mau ou indiferente, e tornar-se o que se concebeu ser - você está livre da tirania de causas segunda, livre da crença de que há causas fora de sua própria mente que podem afetar sua vida.

No estado de consciência do indivíduo é encontrada a explicação dos fenômenos da vida.

Se o conceito do homem de si fosse diferente, tudo no seu mundo seria diferente. Seu conceito de si mesmo sendo o que é, tudo em seu mundo deve ser como é. Assim, é muito claro que há apenas um EU SOU e você é o EU SOU.

E enquanto EU SOU é infinito, você, pelo seu conceito de si mesmo, está exibindo apenas um aspecto limitado do infinito EU SOU.

"Construa mansões mais duráveis ó minha alma!
Como as estações passam rápidamente!
Abandone o passado de tetos baixos.
Faça com que cada novo templo,
seja mais nobre do que o passado;
Abranja um espaço celestial mais amplo
até que finalmente livre
jogue sua concha subterranea,
no oceano móvel da vida".